10 coisas que todo candidato deveria saber antes de criar um Blog Político

Blog Político - 10 coisas que todo candidato deveria saber antes de criar um Blog Político

10 coisas a serem feitas em um blog para marketing político

Um blog político é essencial em qualquer campanha política na internet bem sucedida. O planejamento de açlões envolvendo o marketing político digital deve sempre incorporar essa ferramenta e integrá-la a outras, como por exemplo, outras mídias sociais como Twitter e Facebook.

Coletamos algumas dicas para tornar um Blog Político mais interessante e dinâmico para seus respectivos leitores.

A linguagem do blog político

Mantenha uma linguagem informal com seus eleitores. Lembre-se que: um blog político é muito mais do que um espaço para propaganda é um canal de relacionamento e discussão.

Essa é a base do marketing político digital. Em nosso curso de marketing político nas mídias sociais, dedicamos um módulo inteiro ao uso dos blogs no marketing político, tamanha a sua importância.

A imagem do candidato no blog político

Imagem é a forma como um político se apresenta. Ela pode construir ou destruir sua carreira eleitoral, então trate de manter uma boa aparência e ser carismático e sem exageros. Saiba que postar fotos com crianças no colo e beijar velhinhas na rua não vão fazer Vossa Excelência ganhar as eleições. Energia, pré disposição, bom humor e carisma sempre fazem um diferencial nesse quesito, pense nisso ao postar fotos.

Transparência é essencial

Seja o mais transparente possível, seria interessante achar informações como: gastos de campanhas, orçamentos futuros de projetos e obras do gênero, até mesmo explicações de pisadas de bola, tais como gafes e etc.

Informação

Antes de fornecer informação é primordial que todo político informe-se sobre a situação do país, principalmente nas áreas mais precárias tais como: educação, saúde, saneamento básico, segurança e etc. Se atualize para prover informação de qualidade e estar bem informado, isso lhe trará credibilidade.

Relacionamento com adversários

Não perca tempo falando mal de outros candidatos ou partidos, apenas monitore seus adversários e procure estar mais informado e a frente deles. Rebata as críticas com bom senso, se tiver que criticar algum candidato ou partido seja sutil.

Boatos fazem parte da campanha

Esteja certo de que boatos irão surgir, principalmente se a sua campanha de marketing político na Internet estiver indo bem. Se você for transparente e estabelecer um diálogo em seu blog com seus eleitores os boatos não passarão de boatos.

Propostas de campanha

Não faça promessas, mas sim, elabore propostas de preferência dentro de um planejamento com objetivos S.M.A.R.T – (S) Específico, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Realista e (T) Tempo.

Interatividade, a essência do marketing político digital

Interaja com os visitantes do seu blog, promova discussões e até mesmo encontro com seus eleitores, participe de mídias sociais e alimente o blog com aplicativos interativos que promovam debates online com os eleitores e vídeo chat.

Críticas

Críticas fazem parte da vida política. Infelizmente, a grande maioria dos políticos ainda não aprenderam a lidar com elas. Saiba que o maior vitorioso é aquele que consegue transformar um inimigo em amigo, por isso é importante deixar espaços para comentários, afinal as críticas mais importantes são as dos próprios eleitores.

Mensuração de resultados

Mensurar dados como visitação, quais os posts que tiveram maior aceitação, quais os que geraram mais “leads”, quais as comunidades que você obteve mais share, além do grau de aceitação ou de rejeição de suas propostas. Isso é de suma e primordial importância para ajustar sua campanha como de acordo com seus eleitores. Google Analytics e ferramentas de monitoramento de mídias sociais são essenciais.

Planeje cuidadosamente seu blog político para as próximas eleições e já terá meio caminho andado.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes