Analista de SEO – Quem é esse profissional e o que ele faz

O profissional que desempenha a função de Analista de SEO é um dos mais procurados entre as diversas especialidades do marketing digital, mas muita gente ainda não sabe exatamente quais são as atribuições dessa função.

O marketing de busca é uma das mais importantes dimensões do marketing online, já que se você não é encontrado nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, dificilmente irá gerar a exposição necessária para alavancar seus negócios online.

É nesse ponto que o Analista de SEO entra em cena. Este profissional é o responsável pela aplicação das técnicas de Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca, no site e seu conteúdo.

Um site não aparece entre as primeiras posições do Google por acaso. Para que isso aconteça, é necessário aplicar uma série de técnicas, tanto no desenvolvimento do conteúdo do site, quanto na sua inserção no ambiente online.

O Analista de SEO é justamente o profissional responsável pela a elaboração das estratégias de posicionamento nas ferramentas de busca e aplicação das diversas técnicas nas diversas etapas do projeto de SEO.

Atribuições do Analista de SEO

No cenário atual do marketing digital, a carreira de analista de SEO é uma das que tem a melhor remuneração do mercado, justamente devido a sua importância no marketing digital moderno.

Outro fator que faz da função de analista de SEO uma das que possui a melhor remuneração do mercado, é o grau e complexidade das atribuições inerentes a essa especialização, e a constante atualização necessária para que este profissional se mantenha em dia com as novas tecnologias.

Como os algoritmos utilizados pelos grandes buscadores como o Google, estão em constante evolução, o analista de SEO precisa estar sempre antenado com as atualizações destes algoritmos, como no caso do Google RankBrain, lançado no final do ano passado.

Estão entre as atribuições do analista de SEO:

  • Elaboração do planejamento estratégico da marca no ambiente de busca orgânica;
  • Analise e estruturação do site para adequá-lo às exigências das técnicas de otimização de sites no âmbito da estrutura do site e suas páginas;
  • Otimização das páginas e outros elementos do site, como imagens vídeos e demais elementos digitais levados em conta no processo de classificação dos sites
  • Criação de relacionamento com outros elementos digitais, como sites e mídias sociais, visando promover a popularidade do site através de técnicas de link building
  • Monitoramento das posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e a produção de relatório gerenciais sobre o desempenho do trabalho

Em função das diversas dimensões envolvidas no trabalho de um analista de SEO, este profissional precisa ter uma visão ampla de todas as vertentes do marketing digital, para poder integrá-las de forma a potencializar os resultados do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

Por onde começa a formação de um analista de SEO

O que faz o analista de SEO

Em função da amplitude dos conhecimentos exigidos, a formação do analista de SEO não pode ficar restrita única e exclusivamente às regras e técnicas de otimização de sites, devendo ser abrangente e a atualização deve ser constante.

O primeiro passo é fazer um bom curso de SEO, como o que oferecemos na Academia do Marketing, nos formatos presencial no Rio de Janeiro e também online, que ensine muito mais do que apenas regras de otimização, mas também a forma de “pensar SEO”, ou seja entender o processo de otimização de sites como um todo, e não apenas como uma parte estanque da estratégia de marketing digital.

Para um bom resultado no processo de otimização, o analista de SEO precisa entender o comportamento do consumidor e sua jornada de aquisição no site da marca, os processos envolvidos e o posicionamento do trabalho desenvolvido, no funil de conversão criado para que se atinja uma determinada meta.

Outra dica importante para que deseja seguir a carreira de analista de SEO é acompanhar de perto sites de referência, como o Search Engine Journal, o blog da MOZ e o Search Engine Land.

A leitura dessas fontes ajuda a manter o analista a se manter atualizado em relação às técnicas mais avançadas e novas tendências do mercado. Se somos o produto do meio em que vivemos, nada melhor do que estar em um ambiente dominado pelo verdadeiros gurus do SEO mundial.

Além de aprender as técnicas de SEO, o candidato a analista deverá praticar, em um blog próprio ou um projeto pessoas, para vivenciar o dia a dia da carreira. A experiência é fundamental para a estruturação de uma carreira sólida e vitoriosa.

  Leia também o artigo Formação do Profissional de SEO

Como você pode ver, o analista de SEO precisa ser um profissional completo, o que certamente exige bastante dedicação, que é recompensada regiamente através de uma ótima remuneração e satisfação profissional. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor de SEO da Academia do Marketing

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