Análise da concorrência em SEO – Como funciona e qual sua importância

Análise da concorrência em SEO. Como analisar seus concorrentes no processo de otiimização de sites para ferramentas de busca - SEO

Análise da concorrência em SEO

A etapa de Análise da Concorrência em SEO pode ser considerada uma das mais importantes no processo de otimização de um site para ferramentas de busca.

É nessa etapa que você identifica os meios pelos quais seus concorrentes estão rankeando nas páginas de resposta dos buscadores – SERP.

Ao contrário do que muita gente pensa, quando falamos em Análise da Concorrência em SEO, não estamos nos referindo a um de cópia, muito pelo contrário.

A análise da concorrência, na verdade, é uma rotina onde buscamos entender o que nossos concorrentes estão fazendo, através do exame de suas estratégias e correção de possíveis pontos fracos na estratégia de SEO que estamos adotando.

A criatividade e domínio das técnicas de otimização para sites de busca toma sua forma mais brilhante neste momento, já que para perceber o que seus concorrentes estão fazendo é necessário o domínio completo de todas estas técnicas e a compreensão de sua utilização.

Otimizar um site é reconhecer sua situação dentro do contexto da busca e por isso não se pode ignorar as ações da concorrência, sob pena de ficarmos de fora das primeiras colocações.

Como fazer a análise da concorrência de um site

O processo consiste em entender o que contribui para a colocação do site dos seus competidores e tentar emular estas mesmas condições para o seu site para identificar pontos fracos de sua estratégia de rankeamento.

Entre os fatores que devem ser pesquisados está a questão do conjunto de palavras-chave utilizado pela concorrência e sua estratégia de link building, isso levando-se em consideração que as questões onpage do seu site já foram otimizadas, analisadas e confrontadas com as dos seus competidores.

Na maioria das vezes o diferencial no rankeamento se dá justamente na questão da estratégia de link building que nem sempre está correta. Por vezes, através da análise dos concorrentes identificamos nichos não percebidos inicialmente para a estratégia de construção de backlinks.

Orgulho e bons resultados no processo de SEO não andam juntos. Por mais criativo e observador que você possa ser, existe sempre um nicho que por vezes nos foge à percepção. É ai que entra a análise da concorrência nos alertando para estas possibilidades não identificadas inicialmente. Os backlinks da concorrência podem ser uma verdadeira luz no caminho do topo das listas.

O mesmo ocorre em relação ao conjunto de palavras-chave. Nem sempre o que imaginamos ou concluímos através de pesquisas na Internet é o conjunto ideal de palavras-chave a serem trabalhadas. Durante o processo de análise de seus competidores você pode descobrir que faltam – ou sobram – algumas palavras-chave em seu SEO.

Como cada grupo de trabalho tem uma visão diferente do universo de pesquisas que serão feitas nos buscadores, é comum descobrirmos abordagens que não havíamos imaginado, principalmente quando estamos trabalhando com uma palavra que pertence a um nicho de mercado que não dominamos perfeitamente o jargão.

Você imagina que RC significa bem mais que controle remoto para os fãs de modelismo?

Ferramentas de SEO para análise da concorrência

Existem no mercado diversas ferramentas de SEO para análise da concorrência e entre elas se destacam algumas bem simples e de utilização quase que imediata. O SeoQuake é um plugin simples para o Firefox – o navegador do SEO ninja – que de imediato lhe dá uma série de informações que podem ser muito úteis neste processo.

Altamente configurável e bem versátil, essa ferramenta inclui até mesmo a opção de exportação de resultados para análise no Excel e outros softwares.

A barra SEOBook , uma das ferramentas que indicamos na seção de softwares gratuitos do nosso Curso de SEO, também é uma ótima ferramenta e para isso trazendo diversas ferramentas de análise da concorrência já incorporadas e imediatamente exibidas durante a navegação.

SEMRush, Compete, Google são algumas outras ferramentas que podem lhe auxiliar tanto na questão da análise de palavras-chave quanto no que diz respeito ao link building do seu concorrente.

Existe ainda a opção de softwares específicos como o pacote de aplicativos SEO Power Suite que oferece ferramentas bastante sofisticadas para a análise da concorrência e suas estratégias de rankeamento. Embora se trate de um softwares pago, o investimento vale a pena na medida que automatizam o processo poupando um bom tempo para o analista deixando-o livre para a parte da análise que a máquina não consegue substituir.

Uma alternativa gratuita para esse software é o SEO Panel, uma plataforma de ferramentas para otimização de sites no formato open source que oferece diversos recursos e que estamos trabalhando para disponibilizar para os participantes dos nossos treinamentos em breve, além de outras novidades que estão vindo por ai.

Dominando as técnicas de SEO e análise da concorrência

A Análise da Concorrência em SEO é etapa decisiva no processo de otimização de sites para ferramentas de busca. O SEO é uma arte e requer técnica e treinamento. Para entender o que sua concorrência está fazendo é necessário saber distinguir o que importa do que é meramente purpurina.

O curso de SEO que oferecemos tem como meta proporcionar aos participantes o conhecimento dessas técnicas para conseguirem a melhor colocação possível nas páginas de resposta das ferramentas de busca, alcançando assim uma melhor exposição das marcas e clientes que representam e consequentemente um número bem maior de acessos e conversões de metas.

E você? tem algum comentário sobre análise da concorrência em SEO a fazer? Deixe sua mensagem e compartilhe a sua experiência.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes