2014 é o ano do marketing digital para empresas de turismo

2014 é o ano do marketing digital para empresas de turismo

2014 é o ano do marketing digital para empresas de turismo

Se antes o turismo já era um dos principais segmentos da economia do país, agora com os eventos mundiais relacionados ao esporte que ocorrem a partir do ano que vem no país (Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016), mais ainda. Tanto que o próprio governo está criando mecanismos online para divulgar e promover o turismo.

Para ajudar na escolha do destino turístico, o Ministério do Turismo criou um perfil no Instagram onde os usuários podem divulgar suas fotos. O perfil já tem quase 5.000 seguidores e mais de 20 mil fotos marcadas.

Também a Embratur está captando fotos de todas as regiões do Brasil para renovar o banco de imagens dos pontos turísticos e estimular ainda mais o turismo. Ao todo, serão 25 mil novas imagens que estarão disponíveis no site www.braziltour.com e poderão ser utilizadas gratuitamente em campanhas publicitárias e matérias jornalísticas.

Turistas buscam informações na Internet

Quase 2 milhões de turistas usaram a internet para saber mais sobre o Brasil antes de vir ao país durante o ano passado, segundo um estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do Turismo. Atualmente a internet já gera mais confiança nos consumidores do que os agentes de viagem.

Uma pesquisa da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, mostrou que 44% dos entrevistados confia na web para se informar e fazer transações relacionadas a turismo enquanto 41% disse confiar nos agentes de viagem. Na busca por informações sobre turismo, 59% dos entrevistados disse usar o Google. Sites específicos como o Decolar.com (48%), sites as agências de viagens (34%), Viajanet (27%), sites de descontos e compras coletivas (26%) e Hoteis.com (23%) completam a lista de sites utilizados pelos internautas.

Mais do que nunca existe uma relação direta entre a audiência online e as vendas de serviços de turismo. Uma pesquisa divulgada pela universidade de Cornell (EUA) informou que hotéis que investem em ações digitais aumentam sua taxa de ocupação e sua receita. Mesmo que a pesquisa seja relacionada a hotéis, é possível afirmar que o mesmo pode ocorrer com demais empresas de turismo que saibam usar a internet a seu favor.

Mas como competir com grandes players do turismo como Expedia, Booking.com, Decolar, Tripadvisor e Hotel Urbano, entre outros? Como fazer para que as pessoas conheçam também a sua oferta nesse enorme universo do turismo online?

Um turista visita em média 28 sites antes de reservar a sua viagem. Sendo assim, quanto mais a sua empresa estiver visível na internet, melhor, seja nos sites de busca, blogs ou redes sociais. Confira abaixo algumas dicas sobre as principais ações de marketing digital para divulgar seu site na internet:

Otimização do site e posicionamento na busca orgânica

Para tornar um site mais facilmente “encontrável” pelos internautas o SEO – Search Engine Optimization, é obrigatório. A otimização do site é a ação que vai fazer com que ele seja facilmente localizado no principal fonte de audiência da internet: o Google. E uma das principais razões que vai fazer com que seu site tenha bom posicionamento nos mecanismos de busca é o seu conteúdo que deve ser original, rico em detalhes e organizado por tópicos.

Mais uma vez voltamos às imagens que são tão buscadas pelos usuários interessados em turismo. Na hora de criar o seu site, não esqueça de usar lindas fotos e vídeos de destinos turísticos promovidos pela sua empresa. Isso estimula os consumidores a comprarem. Também as imagens do site podem ser otimizadas para a busca. Para facilitar a localização de imagens no Google, trate sempre de “salvar” as imagens com os nomes dos destinos, lugares ou passeios a que se referem. Leia mais sobre otimização de sites em nossa seção de artigos sobre SEO.

Campanha de links patrocinados no Google Adwords

As empresas de viagens aéreas estão entre os segmentos que mais anunciam nos Links Patrocinados do Google AdWords. Anunciar um site no Google é a forma mais rápida e simples de atrair tráfego de qualidade para o seu site. Além do Google propriamente, também é possível divulgar suas ofertas na rede de sites de conteúdo do Google.

Para se tornar mais competitivo e disputar espaço com outros sites, aumente seu orçamento e reveja seus lances de CPC. Para atrair a atenção dos usuários destaque seu preço competitivo diretamente no anúncio. Outra dica legal para melhorar o CTR da sua campanha no Google é utilizar sitelinks. Segundo o Google, o CTR de campanhas que exibem sitelinks chega a ser 30% maior o que para aqueles que não usam.

Marketing e comunicação nas mídias sociais

Segundo o M.Sense, 64% dos usuários posta fotos e vídeos e 41% reproduz opiniões sobre hotéis, passeios e atrações. Outra pesquisa feita pelo Facebook informou que a maioria dos usuários (52%) escolhe o destino de viagem influenciado por fotos, vídeos e informações de amigos postados nas redes sociais.

Viajar hoje também é uma ação social e os consumidores tendem a confiar mais na opinião de amigos do que nos anúncios. As redes sociais são muito utilizadas por turistas de todo mundo na hora de planejar as férias, pedir dicas, compartilhar fotos e vídeos, durante e após a viagem.

Sendo assim, não deixe de criar uma fanpage no Facebook para divulgar suas ofertas e melhorar seu relacionamento com o público. O Instagram é outra mídia social muito indicada para divulgar suas imagens e torná-las disponíveis para usuários do mundo todo.

Fonte: Pauta Incorporativa

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes